"Se eu me tornar melhor, me distribua"

Misericordiosos semeadores da Verdade,
Efetivos de Jesus,
Transformem as sortes e triunfos de meus dias,
Em apropriadas luzes de reparação.

Ofertem-nas justas, preparadas por vossas ações humildes,
Afim de que a singela evolução nunca me pertença,
Mas seja enviada por melhores mãos, de intermináveis bênçãos,
Aos meus sonhos para este um planeta:

Nas dores que o acometem, que meu abraço as interrompam.
Na orfandade, que os pequenos sejam fartos de meu carinho.
À violência, que haja sua eterna dormência...
Às saudades, que existam menos imprescindíveis.
No desamparo, um calor me unindo aos seus solitários.

Por toda a ignorância, despertem-na! À celeste atenção...
Aos privados de livre-arbítrio, a retidão suficiente, que liberta a alma.
Aos desenganados, a corajosa lucidez.
Na altivez descabida, se esta gerar pão, que se reparta e supra fomes mais nobres.
Que o poderio ouse atenuar o domínio, e discursar união.

A cada minha semente de útil folhagem,
Que seus frutos não me saciem, e seja a colheita toda, doada.

Se florescerem, em vias de captá-las pela humildade,
Pelo abatimento do orgulho, pelas entregas da segunda face, por Cristo instruídas,
Que não enfeitem jamais a minha vida, mas a dos sedentos de fé e de amparo.

Minhas flores, quando vindas da serenidade,
Que não perfumem apenas meus ares.

Meus sonhos, quando excelentes, que nem sejam lembrados,
E antes de meu despertar, já estejam exercendo luminosos,
Vossos auxiliadores reparos.

Graças a Deus.